Foregon realiza pesquisa sobre negativados em 2021

25 de novembro de 2021 – A Foregon conduziu uma pesquisa no período de 5 a 23 de novembro de 2021, envolvendo 2.790 participantes, cujos resultados apontam que aproximadamente quatro em cada dez entrevistados estão negativados. O principal objetivo do estudo é analisar evidências relacionadas à inadimplência no contexto brasileiro e entender os principais fatores que levam ao endividamento.

A pesquisa foi realizada online, e o nível de confiança do estudo é de 95%, com uma margem de erro de 1,9 pontos percentuais, calculada com base na estimativa populacional brasileira para 2021, conforme dados do IBGE (213,3 milhões de habitantes).

Dessa forma, foram obtidos dados considerados relevantes para o mercado. Embora 44,3% dos entrevistados estejam negativados, 24,4% nunca estiveram inadimplentes. Ao comparar com a pesquisa realizada no ano anterior, observou-se um aumento de 53,2% no número de pessoas negativadas de 2020 para 2021.

Uma das principais razões para o endividamento é o acesso ao crédito, pois 46% das pessoas ficaram negativadas devido a contas de cartão de crédito e crediários, afirmando não ter condições de pagar as dívidas com o orçamento atual. Essa taxa é ainda maior no grupo de 65 anos ou mais, onde 62,5% afirmam não ter condições de quitar suas dívidas.