Foregon.com
Image

Foregon personaliza processo de onboarding e dobra quadro de colaboradores

Por Camila SilveiraPublicado em
Compartilhe

São Paulo, 20 de maio de 2022 – A Foregon é uma fintech que se destaca ao desburocratizar e simplificar a escolha e solicitação de produtos financeiros, como contas digitais, cartões de crédito e empréstimos. Atuando como uma ponte, a empresa reduz as distâncias entre as instituições financeiras e os consumidores.

Em 2021, a Foregon expandiu seu quadro de colaboradores em 75%, em comparação com o ano de 2020. No primeiro trimestre de 2022, esse crescimento é ainda mais expressivo, alcançando 27%. Multiplicar o tamanho da equipe não é uma tarefa fácil, mesmo com as vantagens corporativas das startups, como o trabalho remoto, por exemplo.

Foi nesse contexto que surgiu a plataforma Eva, uma solução de onboarding lançada pela Mondo Digital em 2019, com o objetivo de fazer a ponte entre os gestores de RH e os colaboradores. Ao longo do tempo, o produto evoluiu e se transformou em uma plataforma de HR Tech, permitindo que os gestores trabalhem na admissão, no onboarding e no ramp-up dos colaboradores, utilizando técnicas de gamificação e microlearning.

“Nosso grande desafio é proporcionar uma jornada de onboarding e acompanhamento nos primeiros 180 dias (chamados de Ramp Up) de forma satisfatória, alinhada aos objetivos do negócio. Afinal, estamos lidando com novas pessoas chegando e aprendendo ao mesmo tempo em que precisamos escalar e crescer”, diz Janaina Peroto, Head de Pessoas da Foregon.

Em parceria com a Eva, a Foregon estruturou seu processo em três etapas: pré-onboarding, onboarding e ramp-up.

Na fase de pré-onboarding, o novo colaborador começa a ter contato com a empresa antes mesmo do primeiro dia de trabalho. Nessa etapa, ele resolve, de forma autônoma e 100% digital, as documentações pendentes e a evolução do contrato, inclusive com a assinatura.

Já no onboarding, o novo funcionário é recebido pela empresa e tem acesso às cerimônias, rotinas de trabalho, ferramentas utilizadas, entre outros aspectos. Essa jornada é personalizada de acordo com a área em que ele vai trabalhar. O setor comercial tem uma jornada específica, o marketing tem outra, os desenvolvedores têm uma diferente, e assim por diante.

O ramp-up é uma etapa mais longa, com duração de 180 dias, durante a qual o desempenho do colaborador é acompanhado por meio de avaliações periódicas. Essas avaliações são realizadas tanto pelo próprio colaborador quanto pelo seu líder, permitindo a comparação de resultados. De acordo com o progresso alcançado (ou a falta dele), novos conteúdos ou capacitações são disponibilizados para ajudar a melhorar o desempenho.

“Hoje, o maior impacto positivo da existência da Eva nas jornadas é permitir que a empresa escale. Ou seja, se precisarmos contratar uma pessoa, dez ou cem, conseguimos colocar todos ao mesmo tempo, no mesmo processo dentro da Eva, para realizar o onboarding”, destaca Janaina Peroto.

Os resultados dessa abordagem são significativos. Com as jornadas estruturadas, a gestão da Foregon consegue contratar quantas pessoas forem necessárias, sem que a integração dos novos colaboradores se torne um gargalo. O acompanhamento pode ser feito por uma equipe bem reduzida, por meio de relatórios e dashboards, garantindo ainda a qualidade do processo. Assim, a Foregon consegue escalar sob demanda, sem que isso se torne um problema.

Atualmente, o time da Foregon conta com mais de 50 pessoas, e as avaliações de todo o processo são quase 100% positivas.

“Não há resultado mais gratificante do que o feedback dos próprios colaboradores que passam por essa jornada. O nível de maturidade desse processo permite que as pessoas aprendam e vivenciem situações práticas, tanto do negócio quanto da sua rotina de trabalho. O aprendizado de uma pessoa que trabalha em uma empresa sem esse processo pode levar até 1 ano, enquanto aqui reduzimos para 6 meses”, conclui Janaina.

Sobre a Eva Onboarding

A Eva Onboarding nasceu em 2019, com o objetivo de transformar a comunicação entre pessoas e empresas por meio das tecnologias conversacionais. Pouco mais de 3 anos depois, a HR Tech reúne uma base de mais de 3 mil usuários em sua plataforma, além de diversos clientes corporativos espalhados pelo Brasil. No intuito de aprimorar processos de integração corporativa, a plataforma digital promove o engajamento de novos colaboradores com auxílio de sua Assistente Virtual, que cria experiências superiores de onboarding, tornando mais fácil o dia a dia de profissionais de recursos humanos.

Entrar em contato
Gostaria de conversar conosco?

Combinamos o conhecimento sobre nossos usuários e a tecnologia para gerar um fluxo qualificado de clientes para os nossos parceiros.

Para solicitações de imprensa, entre em contato com nossa equipe:

Entrar em contato
Mais recentes
Negócio

Executivos da Foregon e da BoosterAd participam do MAU 2024

Ler matéria completa

Negócio

Foregon mira expansão desbravando novos mercados

Ler matéria completa

Negócio

Foregon no CASE SP 2023: Explorando Ecossistemas de Inovação e Comitês para Potencializar Negócios.

Ler matéria completa
Ver todos os conteúdos