Foregon não exige currículo no seu processo seletivo

São Paulo, 23 de fevereiro de 2022 – A inovação faz parte do DNA das startups, com o desenvolvimento e implantação de ferramentas que combinam cultura de aprendizagem com as necessidades do negócio, sendo uma prioridade para empresas de tecnologia em um cenário cada vez mais digital.

Nesse contexto, a Foregon procura atrair profissionais conectados com sua cultura, sem depender exclusivamente do recebimento de currículos. A atração de talentos é feita por meio de diferentes abordagens e formatos, que vão desde estagiários até as posições mais estratégicas.

“Na Foregon, o protagonismo da escolha de carreira está em cada candidato ou candidata, e não apenas no departamento de RH. Levamos muito a sério a frase ‘a pessoa certa na vaga certa!’ São os talentos que se conectam com a cultura e valores da empresa e decidem fazer parte do nosso time. Sentimos esse vínculo no início de cada etapa. É um jeito divertido e personalizado de aprender”, afirma Janaina Peroto, Gestora de Talentos Humanos.

Os candidatos podem se inscrever para vagas diretamente no Portal da Foregon. Com apenas um clique, eles têm acesso a todas as informações sobre a posição e a área, incluindo atividades, responsabilidades e conhecimentos esperados. Todos os perfis são analisados, e os feedbacks são fornecidos, independentemente da etapa da candidatura.

Em 2021, cerca de 500 inscrições resultaram em 115 conversas e 23 contratações, todas realizadas de forma 100% online. A expectativa da Foregon para este ano é crescer 300%, e para isso, cerca de 40 vagas ainda devem ser preenchidas ao longo de 2022.

Com esse direcionamento, a área de recursos humanos desenvolveu um processo de onboarding que oferece todas as informações necessárias para os novos colaboradores. O profissional é acompanhado de forma dinâmica e interativa desde o primeiro dia até o início de suas atividades, recebendo informações sobre todas as áreas, o negócio, a cultura e o mercado.

“Fiquei surpresa com a maneira que a empresa integra o novo colaborador ao time da Foregon. Ser incluída no organograma da empresa logo que cheguei foi incrível. Teoria e prática se unem de forma descomplicada, fortalecendo as relações e integrando as áreas”, compartilha Graziela Todesco, Analista de Canais, contratada recentemente.

A Fintech foi certificada internacionalmente pelo terceiro ano consecutivo com o selo GPTW – Great Place to Work. Além disso, ocupa a 3ª posição no ranking das melhores empresas do Estado de São Paulo, o 7º lugar no ranking das melhores empresas de TI e a 17ª posição no ranking nacional de pequenas empresas.

“Investir em nossos talentos é uma forma de contribuir para o desenvolvimento e manter profissionais de qualidade, através de trocas constantes de experiências, celebrações, mentorias e onboarding. Neste ano, quase dobramos nosso quadro de colaboradores, e a expectativa para o próximo ano é continuar crescendo na mesma escala do negócio”, diz Gustavo Marquini, CEO da Foregon.

O modelo de trabalho é flexível, permitindo que os talentos da Foregon atuem em regime de home office de qualquer lugar. A equipe conta com mais de 50 profissionais de diferentes origens, que se misturam ao longo da semana em reuniões online, assim como as culturas de norte a sul do país.

“Estamos evoluindo para um modelo de gestão de pessoas 5.0 e, ao fortalecer a comunicação interna, considerando que pelo menos 40% de nosso capital humano não reside na mesma cidade, nos preparamos para crescer exponencialmente, com cada vez menos barreiras geográficas, lado a lado com nossos talentos”, conclui Janaina Peroto, Head de Talentos Humanos.