Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Vazamento de Dados Caixa: Tenho Direito à Indenização?

Escrito por 

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Seja para fazer um cadastro em farmácia ou até mesmo consultar um benefício do governo, em praticamente tudo o que formos fazer na internet é preciso informar os nossos dados. Nesse sentido, o número de vítimas de casos de vazamento de dados aumenta dia após dia.

E não falamos apenas de sites suspeitos e desconhecidos não! Nossas informações correm perigo até em instituições governamentais. Um exemplo disso é o vazamento de dados da Caixa Econômica Federal (CEF), que expôs informações de 4 milhões de beneficiários do programa Auxílio Brasil.

Após o ocorrido, foi aberta uma ação conta a Caixa para pagamento de indenização às vitimas do vazamento. Quer saber se você foi um dos atingidos pelo vazamento? Explicaremos com detalhes a seguir.

Entendendo o vazamento de dados da Caixa

Em outubro de 2022, os dados de 4 milhões de beneficiários do programa Auxílio Brasil (programa que substituiu o Bolsa Famíia) foram vazados pela Caixa Econômica Federal.

De acordo com informações do Instituto Sigilo, dentre as informações vazadas estão: endereço, número de celular, data de nascimento, valor do Auxílio Brasil recebido pelo beneficiário, Número de Identificação Social (NIS) e informações os beneficiários no Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, o Ministério Publico Federal (MPF) alegou que esses dados foram divulgados ilegalmente a correspondentes bancários, que os utilizaram para oferecer empréstimos e outros produtos financeiros.

Diante do vazamento, o Instituto Sigilo em parceria com o MPF entrou com uma ação judicial conta a Caixa para que a instituição financeira seja condenada a pagar R$ 15 mil para cada uma das vítimas do vazamento. Se aprovada, a o total de indenizações poderia ultrapassar os R$ 56 bilhões.

Em nota, a Caixa afirmou que recorreu da decisão e que não identificou vazamento de dados sob sua guarda. Reforçou ainda que possui infraestrutura adequada à manutenção da integridade de sua base de dados.

Tenho direito à indenização pelo vazamento de dados da Caixa?

No final de 2023, centenas de portais de notícia divulgaram a informação de que a justiça teria aprovado a indenização de 15 mil para cada brasileiro prejudicado pelo vazamento.

O site do Instituto Sigilo, responsável pela ação judicial contra a Caixa, chegou a criar uma página para que os brasileiros pudessem consultar se teriam direito de receber a indenização.

O presidente do Instituto Sigilo, Victor Hugo Pereira Gonçalves, explica que o primeiro passo é entrar no site www.sigilo.org.br e clicar em "Conferir se eu tenho direito!".

Entretanto, segundo informações do site do Governo Federal,  é falsa a informação de que a justiça já liberou a indenização.  Por isso, até o momento não existe nenhuma indenização liberada para as vítimas do vazamento de 2022.

Como saber se meus dados foram vazados?

Você pode descobrir se seus dados foram vazados por meio do Foregon Premium, o serviço de monitoramento ao  score e CPF. 

Ao assinar um dos planos, você consegue consultar se seus dados já foram vazados no passado. Além disso, com o Foregon Premium você se protege de golpes e fraudes, pois recebe alertas em tempo real se houver algum novo vazamento. 

Além de se proteger contra vazamentos, você receberá alertas sobre qualquer atividade suspeita relacionada ao seu CPF, de forma simples e acessível.

Consulte possíveis vazamentos de dados e proteja seu CPF!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Quero conhecer
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Analista de Comunicação e Conteúdo

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), a Thaís escreve desde 2019 com foco na experiência e resolução das dúvidas de seus leitores.Desde 2021, atua como Analista de Comunicação e Conteúdo na Foregon, onde trabalha na produção e melhoria de conteúdos relacionados a CPF, score de crédito, golpes e fraudes, e vazamento de dados.Além da produção de artigos, também já trabalhou com projetos para Guest Posts, notícias, posts para redes sociais, e-books e roteiros para vídeos.