Score 3.0: é Seguro Passar Minhas Informações Bancárias?
Escrito por Thais Souza
Atualizado emO score de crédito é uma pontuação que impacta diretamente no seu acesso a crédito. A pontuação é gerada com base no seu comportamento financeiro, e nada melhor que medir isso do que analisar suas movimentações bancárias. É isso que propõe a nova versão score 3.0 da Serasa.
Para utilizar o score 3.0, o consumidor deve passar suas informações bancárias para a Serasa. Diante desse cenário, o consumidor brasileiro tem se questionado se há riscos ao compartilhar informações da conta bancária com a Serasa.
A seguir, você confere mais detalhes sobre o score 3.0 da Serasa e descobre se é seguro informar seus dados bancários para aumentar o score.
Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.
O que é score 3.0?
O score de crédito é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 definida pelos birôs de crédito de acordo com os hábitos financeiros de cada consumidor.
Atualmente, temos 4 birôs de crédito no país e cada um deles possui possui uma pontuação de score diferente. A Serasa é um desses birôs e, recentemente, lançou novidades na forma em que calcula o seu score.
O Serasa score versão 3.0 é uma atualização que permite que os usuários compartilhem seu sdados bancários para incluir informações de movimentação de conta no cálculo da pontuação de score.
O intuito do score 3.0 da Serasa é ajudar essas pessoas a aumentar a pontuação.
Dados como extrato da conta corrente, recebimento de salários, outras fontes de renda, financiamentos, histórico do cartão de crédito e outros dados passam a ser vinculados na conta da Serasa e participam do cálculo da nova pontuação.
É seguro compartilhar dados bancários para aderir ao score 3.0?
Para aderir ao score 3.0, é preciso fazer a conexão bancária, ou seja, informar os dados da sua conta bancária para a Serasa, incluindo sua senha. Por isso, muitas pessoas estão se perguntando se é seguro fazer o compartilhamento.
A Serasa e qualquer outra empresa que capta dados pessoais de seus clientes tem a obrigação legal de processar e armazenar os dados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), limitando o processamento dos dados ao objetivo específico de cálculo de score.
Apesar da boa reputação da Serasa, é preciso ter cautela, pois até empresas desse porte estão sujeitas a ataques de hackers e vazamento de dados.
De acordo com o advogado João Azevedo, "o serviço é novo, não há como avaliar a segurança nesse caso específico", afirma o advogado para o jornal e-investidor.
Apesar de não existir nenhuma forma de avaliar a segurança dessa coleta de dados, diariamente nós inserimos dados bancários em sites de compras, farmácias, supermercados e vários outros locais, portanto, passar suas informações para a Serasa será só mais um desses sites.
Como passar os dados da minha conta com segurança?
O score 3.0 realmente é uma atualização que pode ajudar a melhorar seu score, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados antes de compartilhar suas informações:
- Ao passar qualquer informação, certifique-se de que se trata mesmo do site oficial da Serasa;
- Acompanhe a sua conta bancária semanalmente para verificar qualquer atividade suspeita;
- Ative o monitoramento dos seus dados na Foregon para receber alertas em tempo real caso suas informações vazem na Dark Web.
Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.