Quanto de Score Precisa para Financiar uma moto?
Escrito por Thais Souza
Atualizado emQuem nunca sonhou em conquistar o veículo próprio? Para muitos brasileiros, a realização desse sonho só é possível graças ao financiamento. Nesse sentido, a pontuação de score é fator fundamental para aprovar o crédito. E é aí que surge uma dúvida muito comum: "afinal, quanto de score precisa para financiar uma moto?"
Neste artigo, você descobre qual a pontuação ideal de score de crédito para financiar uma moto e como aumentar as suas chances de aprovação ao solicitar um financiamento. Mas antes, você sabe qual a sua pontuação de score?
Score para financiamento de moto
O score é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 que define se você é um bom pagador de contas, ou seja, se honra com seus compromissos financeiros.
Essa pontuação é definida de acordo com a forma que você paga suas contas e conforme seu uso de crédito. Quando você solicita um cartão, empréstimo ou financiamento, seu score será consultado e a pontuação é um fator decisivo para sua aprovação.
- Score baixo – de 300 a 399: suas chances de aprovação em financiamentos serão baixas;
- Score médio – de 400 a 699: suas chances de aprovação em financiamentos serão médias;
- Score alto – de 700 a 1000: suas chances de aprovação em financiamentos serão altas.
Além de influenciar na aprovação de crédito, o score também será um critério para definir qual será a taxa de juros e também o número de parcelas.
Portanto, um bom score te ajuda a conseguir aprovação em financiamento, ter acesso às melhores taxas de juros e condições de parcelamento mais atrativas.
Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.
Quanto de score precisa para financiar uma moto?
Se você pretende financiar uma moto, saiba que é preciso ter um score de médio a alto, ou seja, de 400 a 1.000 pontos. Quanto maior for a sua pontuação, mais chances você tem de conseguir um financiamento.
Aqui na Foregon, já vimos casos de pessoas que conseguiram financiar veículos com um score 400, mas isso é mais difícil de acontecer. O ideal mesmo é que sua pontuação esteja acima de 500.
Como aumentar minhas chances de aprovação no financiamento?
Mas vale lembrar que o score é só um dos critérios utilizados pelos bancos na hora da análise de crédito. Além de ter uma boa pontuação, para aumentar suas chances de aprovação é preciso:
- Mantenha sua renda atualizada
- Juntar pelo menos R$ 1.500 para dar de entrada;
- Dê preferência por uma moto em que o valor vá de acordo com sua renda mesal;
- Negocie suas dívidas negativadas;
- Crie um bom relacionamento com o banco no qual pretende fazer o financiamento.
Como aumentar meu score?
Apesar de parecer difícil, você pode aumentar o seu score em pouco tempo. Para isso, existem algumas dicas práticas que você pode seguir para conquistar uma boa pontuaçaõ ou até conseguir chegar ao tão sonhado score 1.000.
Mantenha suas contas em dia
Pagar suas contas sempre antes da data de vencimento é uma prática muito bem vista pelos birôs de crédito. Isso demonstra que você tem responsabilidade financeira e um bom planejamento da suas contas.
O score é uma pontuação definida, principalmente, com base no seu comportamento de pagamentos, por isso, utilize suas contas a seu favor.
O pagamento de todos os tipos de conta entra nessa lista, como: conta de energia, gás, água, faturas de cartão de crédito, conta de celular, internet, dentre outras.
Uma dica aqui é colocar suas contas recorrentes no débito automático, assim, você não esquece de pagá-las e ainda ganha mais praticidade e tempo livre.
Mantenha seu cadastro atualizado nos birôs de crédito
Para que seu perfil seja traçado, os seus dados pessoais devem estar atualizados nos sites dos birôs de crédito. Quanto mais informações sobre você os birôs de crédito tiverem, mais fácil será definir seu score.
Renda, endereço, idade, dentr outras informações devem estar sempre atualizadas.
Evite muitas solicitações de crédito
Muitas solicitações de crédito em um curto período podem demonstrar instabilidade financeira. Depois de pedir crédito, o ideal é aguardar 3 meses para fazer um novo pedido.
Consulte seu score de crédito regularmente
Consultar seu score de crédito com frequência pode ajudar a identificar eventuais problemas e corrigi-los antes que afetem sua pontuação.
Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.