Pix com cartão de crédito: entenda como funciona
Escrito por Nara Lima
AtualizadoO Pix reformulou a forma como os brasileiros realizam transferências no país, mas apesar de fazer parte da vida de mais de 71% da população, o sistema de pagamentos do Banco Central ainda gera várias dúvidas em seus usuários, principalmente relacionadas a opção crédito. Afinal, é possível fazer Pix com cartão de crédito?
Pix com cartão de crédito: entenda
Já adiantamos que sim, é possível fazer Pix com cartão de crédito. O Pix com cartão de crédito é uma opção para quem não tem o dinheiro no momento, mas precisa realizar um pagamento, pois o destinatário recebe o valor na conta imediatamente.
No entanto, é importante analisar a situação e entender se essa é a melhor opção, já que o uso do cartão de crédito com essa função possui cobrança de taxas, juros e IOF, tornando a operação mais cara do que o valor normal.
Vale frisar que, atualmente, não são todas as instituições financeiras que disponibilizam essa opção para o Pix. A modalidade é oferecida por alguns bancos e startups, como: Nubank, PicPay, Digio e RecargaPay.
Como fazer Pix com cartão de crédito?
O processo de solicitação de parcelamento com o Pix é parecido na maioria das carteiras e bancos digitais. Confira o passo a passo e replique no App do seu banco:
- Abra o App do seu banco ou carteira digital;
- Insira seus dados e realize o cadastro na plataforma;
- Cadastre seu cartão de crédito nas opções de pagamento;
- Em seguida, vá na sessão de transferência via Pix;
- Por fim, escolha a opção cartão de crédito e o valor a ser transferido e pronto.
Algumas instituições exigem que você carregue a carteira digital antes de realizar a transferência. Se esse for o seu caso, basta ir na opção de carregar a carteira e escolher o cartão como meio de pagamento.
Parcelamento do Pix no cartão de crédito
O parcelamento do Pix pode variar de acordo com cada instituição e com o valor da transferência em questão. Normalmente, essas plataformas oferecem a divisão do valor em até 12 vezes, com cobrança de juros para a transferência e para cada parcela.
Antes de realizar a transação é recomendável conferir os termos no seu banco ou aplicativo de preferência.
Taxas do Pix no cartão de crédito
Como citamos no início do artigo, essas transações no crédito possuem juros, taxas e IOF mais altos para pagamento e parcelamento. Confira as taxas:
- Nubank: taxa de transferência a partir de 2,49%;
- PicPay: taxa de transferência em 4,99% do valor total e de 4,49% por parcela;
- Digio: taxa de transferência de 9,9% por mês;
- RecargaPay: taxa de transferência em 4,49% do valor total.
Leia também
Essa e diversas outras novidades sobre a ferramenta Pix você encontra no Portal da Foregon. Além disso, aqui você também confere seu score de crédito, de forma gratuita, e recebe indicações de produtos e serviços financeiros que mais se encaixam com o seu perfil.
Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.
