Nome sujo impede matrícula na universidade?
Escrito por Nara Lima
Atualizado emO nome sujo pode trazer diversas complicações para sua vida financeira como, por exemplo, ter suas solicitações de crédito negadas pelos bancos e instituições financeiras devido a uma queda no seu score de crédito. Mas será que isso impede você de fazer matrícula em uma universidade? Continue sua leitura para entender esse cenário.
Qual foi a última vez que você consultou seu score? Sua pontuação pode ter atualizado desde então. Confira agora!
Nome sujo é um impedimento para a matrícula?
Mesmo com o nome sujo, você pode se matricular em uma universidade. É o que determina o Sistema Único de Apoio ao Crédito (SUDAC).
Isso porque, conforme as orientações do SUDAC, as instituições de ensino não podem realizar consultas aos órgãos de proteção ao crédito para validar uma matrícula.
Nome sujo influencia na vida do estudante?
Apesar de você ter a chance de se matricular em uma universidade, o nome sujo traz uma série de complicações para sua vida de estudante, ainda mais quando você está incluído nos cadastros do SPC e Serasa.
Portanto, algumas dessas desvantagens é que você pode perder o direito de alguns benefícios estudantis, por exemplo: o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).
Além disso, você também pode não participar de alguma bolsa de estudos oferecida pela universidade, dependendo das regras dessa instituição.
O que acontece quando o estudante tem o nome sujo?
Se você está com o nome sujo e não consegue mais pagar as mensalidades do seu curso, o departamento financeiro e jurídico da universidade irá entrar em contato para tentar regularizar essa pendência.
Caso essa situação não se resolva, a instituição de ensino pode barrar sua rematrícula para o próximo semestre letivo.
No entanto, segundo a Lei n° 9.870/99, a universidade não pode tomar as seguintes atitudes:
- Ela não pode suspender o aluno de provas escolares;
- Ela não pode reter documentos;
- Ela não pode aplicar penalidade pedagógica porque o aluno está inadimplente;
- Ela não pode pedir o desligamento do aluno em período de aulas.
Como se organizar com a universidade e limpar o nome?
O melhor caminho para limpar o seu nome e não ter nenhum problema com a universidade é aprender a negociar suas dívidas, neste caso, as mensalidades em atraso.
Sendo assim, vá até a instituição de ensino e procure regularizar essa pendência antes do fim do semestre. Nesse processo, veja se há a possibilidade de negociar descontos, assim como os prazos de pagamento.
Não se esqueça que essa negociação precisa ser vantajosa para ambos os lados. Dito isso, só feche o acordo se a proposta estiver de acordo com a sua situação financeira atual.
Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.