Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Limpar Consultas do CPF: Aprenda a Excluir seu Histórico

6 minutos de leitura

Escrito por 

Atualizado em 
Revisado por Thais Souza
Editado por Maristela Coimbra
Dados verificados

https://www.foregon.com/cpf/consultar-cpf?futm_component_flow=cta-inquiry&futm_exp_variant=exp_91_b

O que você precisa saber:

  • Se você tem feito muitas solicitações de crédito em diferentes empresas e bancos. Primeiro, não faça mais isso. Os bancos vão entender que você está com dificuldades na sua gestão financeira.
  • Segundo, o excesso de pedidos de crédito pode sim prejudicar suas chances de novas aprovações. Nesse caso específico, vale a pena excluir seu histórico, mas além disso, é necessário mudar seu comportamento em relação aos pedidos de crédito. Caso contrário, o problema só vai voltar a acontecer de novo.
  • Excluir seu histórico de consultas não vai impactar o seu score. O que realmente aumenta ele é a sua capacidade, ao longo do tempo, de honrar seus compromissos financeiros e fazer uma boa gestão de finanças sem se endividar.

O excesso de consultas ao seu CPF nos birôs de crédito, como Serasa, SPC ou Quod, podem prejudicar as suas chances de aprovação em crédito.

Isso acontece porque os bancos e instituições financeiras interpretam que, se você está solicitando crédito em diferentes empresas em um curto espaço de tempo, você pode estar com dificuldades com sua gestão financeira e não honrar novos pedidos de crédito.

Aqui na Foregon, em poucos cliques você já descobre se bancos e empresas estão consultando o seu CPF.

É comum que as pessoas que têm muitos pedidos de crédito em um curto período acreditem que limpar o histórico de consultas no CPF ajuda a aumentar o score, mas será que isso funciona mesmo? Vamos descobrir a seguir!

O que é o histórico de consultas ao CPF?

Os birôs de crédito (Serasa, Quod, Boa Vista e SPC) contém uma grande base de dados de seus clientes.

Esses dados são usados para definir o seu score de crédito, pontuação que define se você será aprovado ou não quando solicitar um cartão, empréstimo ou outro produto financeiro.

Seu Score é um indicador que avalia a sua capacidade de pagamento e o seu histórico de crédito. Ele é utilizado por empresas e instituições financeiras para analisar o risco de conceder crédito a você, como financiamentos, empréstimos e cartões de crédito.

No Brasil, o score é calculado por empresas especializadas, como Serasa Experian, Boa Vista SCPC e Quod. Cada empresa possui sua própria metodologia de cálculo da pontuação, mas, em geral, os seguintes fatores são considerados:

  • Histórico de pagamentos: esse é o fator mais importante para o cálculo do Score. Ele leva em consideração o seu histórico de pagamentos de contas, como água, luz, telefone, internet, cartão de crédito e financiamentos. Atrasos e inadimplência impactam negativamente o Score;
  • Quantidade de consultas ao seu CPF: empresas e instituições financeiras consultam o seu CPF para verificar o seu histórico de crédito. Um grande número de consultas em um curto período de tempo pode indicar que você está buscando crédito com frequência, o que pode levar à redução do Score;
  • Quantidade de dívidas em aberto: o número de dívidas em aberto e o valor total delas também são considerados no cálculo do Score. Ter muitas dívidas em aberto, especialmente com alto valor, pode indicar que você está com dificuldades financeiras, o que pode reduzir o Score;
  • Tipos de crédito utilizados: a diversificação do tipo de crédito utilizado, como cartão de crédito, financiamento e crediário, pode indicar um bom histórico de crédito e aumentar o Score.
  • Outras informações: além dos fatores mencionados acima, outras informações também podem ser consideradas no cálculo do Score, como sua renda, o tipo de atividade profissional que você exerce e a sua região de residência.

Dessa forma, quando você solicita crédito no mercado, a empresa ou banco na qual você está negociando irá consultar o seu CPF nos birôs de crédito. Nessa consulta, é possível verificar o seu score e outras informações relevantes para a análise de crédito.

Essas consultas que os bancos e empresas fazem ficam registradas no seu CPF. Quando os birôs de crédito percebem que o seu CPF está sendo consultado várias vezes em um curto período, isso acende um alerta para suas possibilidades:

  1. Você está ‘desesperado’ para conseguir crédito, que demonstra que você pode estar com dificuldades na sua gestão financeira.
  2. Ou você pode ter sido vítima de vazamento de dados e criminosos estão usando seu CPF para solicitar produtos financeiros em seu nome.

Para garantir a segurança de seus dados pessoais e evitar o vazamento de dados, Acompanhar seu CPF de perto é mais que importante, é fundamental.

Vale a pena excluir o histórico de consultas do CPF?

Como dissemos anteriormente, sempre que você solicitar crédito, seu CPF será consultado e essa consulta ficará registrada.

Outras empresas terão acesso a essas consultas, e se você tiver um monte delas pode pegar mal, viu? Até impedir você de conseguir uma aprovação futura.

Além disso, ter várias empresas ou bancos consultando seu CPF pode fazer o seu score cair. Então, cuidado e não vai sair pedindo crédito por aí como se não houvesse amanhã.

Agora, se você já fez vários pedidos de crédito, vale a pena excluir o seu histórico de consultas ao CPF.

Limpar histórico de consultas do CPF aumenta meu score?

Excluir o histórico de consultas nos birôs de crédito pode ser uma boa alternativa quando você for solicitar um produto ou serviço financeiro no mercado de crédito, mas já possui muitas consultas em seu CPF.

Apesar do número de consultas ao CPF influenciar no seu score, excluir esse histórico não vai aumentar o seu score automaticamente.

A ação pode sim ajudar a aumentar sua pontuação ao longo do tempo, mas, em alguns casos, excluir o histórico de consultas ao seu CPF pode fazer seu score cair. Isso porque, os dados são a matéria-prima do score: quanto mais completos, mais precisa e confiável é a pontuação.

Se você deseja aumentar o seu score, existem maneiras mais eficientes para isso, como: pagar suas contas em dia, não fazer muitas solicitações de crédito em um curto período de tempo, comprar parcelado e manter o Cadastro Positivo atualizado.

A Foregon envia alertas sempre que seu Score alterar, além de dar dicas para aumentar seu controle financeiro.

Como limpar o histórico de consultas do meu CPF?

Para solicitar que o seu histórico de consultas seja excluído, você precisa ser maior de 18 anos e seguir as indicações a seguir.

A solicitação deve ser feita pessoalmente em uma das agências dos Correios ou você pode levar o documento preenchido para envio.

Limpar histórico de consultas do CPF na Serasa

Para solicitar a exclusão do histórico de consultas do seu CPF na Serasa, você deverá preencher um termo e enviá-lo pelos Correios.

  1. Baixe, imprima e preencha o Termo de Responsabilidade e Exclusão de Passagem, inserindo as consultas que não reconhece;
  2. Assine o termo e encaminhe o documento original impresso por carta nos Correios, junto com uma cópia do seu CPF e RG (ou outro documento com foto);
  3. Envie pelo Correios para a Av. Dr. Heitor José Reali, nº 360, Jardim Nova São Carlos CEP 13571-385 – São Carlos A/C Gestão de Requerimentos Administrativos.

Vale ressaltar que não é aceita assinatura eletrônica, a menos que seja autenticada em cartório com firma reconhecida.

Você também pode ligar para o número (11) 3373-7272 e pedir a exclusão do seu histórico negativo. O processo demora em torno de 8 dias para ser excluído.

Excluir histórico de consultas do CPF no Boa Vista

Já para solicitar a exclusão do histórico de consultas do seu CPF no Boa Vista SCPC, você precisa comparecer a um dos postos de atendimento, com os seus documentos originais com foto (RG ou CNH), além do seu número de CPF.

Caso você não resida em São Paulo, a solicitação pode ser feita pelo Correios:

  • 1º passo: autentique cópias do seu RG e CPF;
  • 2º passo: reúna cópias dos seus documentos, uma solicitação por escrito informando o seu desejo, que os seus dados de consultas do CPF sejam excluídos, e o seu endereço de e-mail, para que enviem uma resposta através dele;
  • 3º passo: assine e reconheça firma da assinatura;
  • 4º passo: envie pelo Correios para Caixa Postal 660 CEP 01031-970 – São Paulo/SP.

Como saber quem consultou meu CPF?

Mulher jovem sorrindo, segurando um celular e ao lado um ícone de

Consultar o seu CPF frequentemente é fundamental para ter o controle de quais empresas e bancos estão de olho nos seus dados.

Aqui na Foregon, além de descobrir quem consultou seu CPF, você recebe alertas em tempo real sempre que identificarmos uma nova consulta.

Assim, você consegue evitar o excesso de consultas e ainda se previne de golpes e fraudes com o uso indevido dos seus dados.

Esse foi o caso da Ana Cristina, cliente da Foregon desde 2023, que evitou fraudes em seu nome graças ao nosso serviço de alertas.

"No mesmo dia eu recebi 3 alertas da Foregon no meu e-mail avisando sobre empresas consultando meu CPF. Quando fui ver, não reconhecia nenhuma daquelas empresas. Acontece que criminosos conseguiram os meus dados e estavam usando meu CPF para solicitar cartões de crédito no meu nome.

Consegui agir na hora. Liguei para as empresas e informei que se tratava de uma tentativa de fraude. Fiz um boletim de ocorrência e me livrei de uma tremenda dor de cabeça".

depoimento de uma usuária da Foregon que recebeu alertas de consultas em seu CPF e conseguiu prevenir uma fraude.

O serviço de alertas da Foregon funciona como um alarme de carro. Sempre que alguém tentar invadir seu veículo, o alarme vai disparar na hora e te avisar da invasão.

Aqui, nossa prioridade é a proteção dos seus dados. Por isso, sempre que houver alguma movimentação em seu CPF, nós te avisamos!

  • Alertas de consultas em seu CPF;
  • Alertas de alteração da sua pontuação de score;
  • Alertas de inclusão e exclusão de dívidas em seu CPF;
  • Alertas de cheques sem fundo em seu nome;
  • Alertas de empresas registradas em seu nome;
  • Alerta de vazamento de dados na Dark Web.

Consulte seu CPF agora mesmo e saiba em primeira mão sobre o que acontece com o seu CPF!

Conclusão

Para proteger suas finanças e aumentar suas chances de obter crédito, é fundamental evitar fazer múltiplas solicitações em um curto período.

Isso pode ser interpretado pelas instituições financeiras como um sinal de dificuldades na gestão financeira, diminuindo suas chances de aprovação.

Embora excluir o histórico de consultas do CPF possa ser uma estratégia temporária, o foco deve estar em melhorar sua saúde financeira a longo prazo, pagando suas contas em dia e evitando o excesso de pedidos de crédito.

O monitoramento constante do seu CPF também é essencial para se proteger contra fraudes e o uso indevido dos seus dados.

Perguntas frequentes

Como limpar as consultas no Serasa pela internet?

Para limpar as consultas no Serasa, entre no consumidor.gov.br e na página inicial, digite Serasa. Em seguida, clique em registrar reclamação e, ao abrir a tela do cadastro da Reclamação, preencha todos os dados solicitados e clique em avançar. Por sim, ao abrir a tela do Cadastro do Usuário, preencha os seus dados pessoais e clique em enviar.

Como limpar as consultas no meu nome?

Imprima e preencha o termo de responsabilidade – inserindo as consultas que não reconhece. Após o preenchimento, encaminhe o termo original impresso e assinado por correio junto com uma cópia legível do seu CPF e outro documento de identificação. Vale lembrar que não é aceita assinatura eletrônica, a menos que seja autenticada em cartório com firma reconhecida.

Como bloquear consultas no CPF?

Acesse o site www.serasa.com.br/premium e faça login. Na tela inicial, clique no botão "Saiba mais" do cartão "Mais proteção contra fraudes?". Em seguida, selecione "bloqueio/desbloqueio" e clique no botão "Confirmar". Por fim, você receberá um SMS quando ativado.

É possível excluir o histórico de consultas do CNPJ?

Não é não. A visualização da informação de histórico de consultas de Pessoas Jurídicas é necessário para identificar o acompanhamento dos hábitos de compra das empresas e identificar eventuais alterações de comportamento.

Compartilhe

Escrito por:

Guilherme Dorneles
Especialista em SEO

Guilherme se formou em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana e com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUCRS. Com mais de uma década de produção de conteúdo e gestão de tráfego orgânico, ele tem uma paixão secreta por planilhas financeiras meticulosamente preenchidas.