Faixa do Score Baixo, Médio ou Alto: o que Significa?
4 minutos de leituraEscrito por Thais Souza
Atualizado emO que você precisa saber:
- Existem 4 faixas do score: o baixo, médio, bom e muito bom.
- Quanto mais alta for a sua faixa do score, maiores serão suas chances de ser aprovado quando solicitar crédito.
- As faixas do score servem para classificar cada consumidor e ajudar bancos e empresas na decisão de conceder crédito.
Pontuação baixa, média ou alta: você sabe o que isso significa? Dependendo da faixa do score que você se encontra, conseguir crédito pode ser mais fácil ou mais difícil. Veja como consultar o seu score e saiba o que significa cada faixa de pontuação.
Não perca mais tempo e comece a cuidar do seu score hoje mesmo!
O que é score de crédito?
O score de crédito é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 calculada de acordo com a forma que você lida com seu dinheiro. Quanto mais próximo de 1.000, melhor é o seu score.
Essa pontuação é calculada pelos birôs de crédito, que são 4: Quod, Serasa, Consumidor Positivo e SPC. Ele é utilizado por bancos e empresas na hora de aprovar crédito para você.
Entenda as faixas do score de crédito
Antes de mais nada, consulte seu score de crédito gratuitamente na Foregon e saiba em qual faixa de pontuação você se encaixa.
A pontuação de score de crédito é dividida, normalmente, em três categorias: score baixo, médio e alto. No entanto, alguns birôs de crédito, principalmente o Serasa, consideram uma quarta categoria.
Por isso, as faixas de score são dividas por cores: vermelho, amarelo, verde-claro e verde-escuro. Cada cor representa uma faixa de pontuação e cada faixa define a facilidade que o consumidor terá de contratar crédito, bem como as condições oferecidas pelos bancos e instituições financeiras. Quer entender mais sobre o assunto? Confira como funciona.
Aqui na Foregon, além de consultar sua pontuação de score gratuitamente, nós te avisamos em qual faixa do score você se encontra, ou seja, se ele é baixo, médio ou alto.
🟥 Faixa do score baixo: entre 0 e 300
Se você tem o score entre 0 e 300, saiba que está com a pontuação baixa. Isso quer dizer que terá dificuldades de ser aprovado quando solicitar crédito no mercado. Mesmo que consiga a aprovação, as condições de taxas de juros, limites e prazos de pagamento são menos atrativas para quem está nesta faixa do score.
Isso porque, pessoas com o score baixo são vistas de forma negativa pelo mercado. Os bancos e empresas entendem que você tem maiores chances de ficar inadimplente.
Se você está com essa pontuação, provavelmente está com o nome negativado ou tem maus hábitos financeiros, como pagar contas em atraso.
🟧 Faixa de score médio: entre 301 e 500
A pontuação entre 301 e 500 é uma pontuação de score média. Neste caso, você ainda não oferece tanta segurança para o mercado em relação ao risco de inadimplência, mas está na média e pode conseguir aprovação em alguns produtos e serviços financeiros.
Entretanto, mesmo que consiga aprovação de crédito, as condições oferecidas podem não ser tão atrativas como são para quem tem o score alto. Por exemplo, as taxas de juros de um empréstimo podem ser maiores para pessoas deste grupo.
Aqui na Foregon, nós te enviamos alertas em tempo real sempre que o seu score cair. Você ainda descobre o que fez sua pontuação alterar.
🟨 Faixa de score bom: entre 501 e 700
Quem tem score entre 501 e 700 tem uma boa pontuação e é visto como um bom pagador pelo mercado. Isso quer dizer que você paga suas contas em dia, utiliza crédito com responsabilidade e tem suas informações atualizadas.
Como consequência disso, as chances de você ser aprovado na análise de crédito ao solicitar um produto financeiro são mais altas do que para quem está nas faixas de score vermelha e laranja.
Essa faixa do score permite que você tenha mais facilidade em conseguir financiamentos, por exemplo. Ao solicitar um cartão de crédito, se aprovado, você pode conseguir um ótimo limite.
Outro ponto importante é que nessa faixa do score você também tem acesso a taxas de juros mais atrativas em caso de empréstimos e financiamentos, além de prazos maiores para quitar a sua dívida.
🟩 Faixa de score muito bom: entre 701 e 1.000
O score entre 701 e 1.000 é considerado alto, o melhor cenário que você pode estar. Quem tem essa pontuação, além de fácil aprovação de crédito, consegue taxas de juros e condições mais atrativas de pagamento de crédito.
Por exemplo: se você tem o score muito bom e solicita um cartão de crédito, o seu limite vai ser mais alto do que uma pessoa com o score baixo. Ao solicitar um empréstimo, por exemplo, as taxas também serão menores, já que você oferece menos risco de inadimplência.
Geralmente, as pessoas que se encontram nesta faixa de score não precisam nem passar por uma análise de crédito, já que os próprios bancos pré-aprovam esses clientes.
Cartões de crédito, empréstimos e financiamentos: você pode ter acesso às melhores opções!
Qual a melhor faixa do score para conseguir crédito?
Se você está buscando um cartão de crédito, empréstimo, financiamento, crediário ou até mesmo alugar um imóvel com seguro fiança, saiba que o score do seu CPF é um fator decisivo para a aprovação.
Quanto maior o seu score, maiores serão suas chances de ser aprovado.
A melhor faixa do score para conseguir crédito é entre 500 e 1.000 pontos.
Entretanto, além de ter um bom score, para aumentar suas chances de aprovação é preciso que você solicite o crédito ideal para o seu perfil.
Aqui na Foregon, nós te ajudamos a conseguir o crédito que você precisa! Com base no seu score e outras informações, nós recomendamos os cartões e empréstimos adequados para você, ou seja, que têm mais chances de te aprovar.
Fatores que influenciam no score de crédito
Para entender o porquê de sua pontuação de score estar em uma das faixas listadas acima, antes é preciso saber os fatores que influenciam no seu score. São eles:
- Pagamento de faturas de cartão de crédito em dia;
- Relacionamento com o crédito, ou seja, se você costuma fazer compras parceladas;
- Pagamento de contas de consumo, como água, luz e internet;
- Pagamento de parcelas de financiamento e empréstimo;
- Cadastro positivo;
- Relacionamento com os bancos;
- Dados atualizados.
Conclusão
Entender como funciona o seu score de crédito é essencial para alcançar melhores condições na hora de solicitar empréstimos, financiamentos ou cartões de crédito.
Manter uma boa pontuação é um reflexo de um comportamento financeiro responsável, e isso é valorizado pelos bancos e instituições financeiras.
Agora que você sabe como seu score é calculado e quais fatores influenciam nessa pontuação, é hora de colocar em prática hábitos financeiros saudáveis para melhorar seu score.
Consulte sua pontuação regularmente e faça ajustes no seu comportamento financeiro, se necessário. Lembre-se de que um bom score pode abrir portas para oportunidades financeiras com melhores condições e taxas.
Comece a cuidar do seu score hoje mesmo e aproveite todas as vantagens que ele pode oferecer!