Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Saiba os Riscos de Emprestar o seu nome para Terceiros

Escrito por 

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O que você precisa saber: 

  • Emprestar o nome para terceiros é muito comum. 27% dos consumidores já emprestaram o nome para outras pessoas somente nos últimos 12 meses.
  • Essa prática é muito perigosa, pois normalmente quem pede o nome de outra pessoa emprestado já possui outras contas e dificilmente vai arcar com uma nova dívida.
  • Se a pessoa contratar crédito no seu nome e não pagar, a responsabilidade final será sua.

______________________________________________________________________________________________________

Um comportamento financeiro comum entre os brasileiros é "emprestar o nome" para terceiros ao solicitar empréstimos ou financiamentos. Geralmente, essa prática ocorre entre parentes ou amigos próximos, mas pode trazer vários problemas.

27% dos consumidores já emprestaram o nome para outras pessoas somente nos últimos 12 meses. Esses dados são de uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

Você pode consultar o seu CPF com a gente e ter acesso às seguintes informações:

  • Consultas no seu CPF;
  • Situação na Receita Federal;
  • Pendências no seu nome;

Fazendo sua consulta na Foregon, você também verifica o seu score de crédito, uma pontuação usada pelos bancos e instituições financeiras na análise de crédito para aprovação de empréstimos, financiamentos e aumento do limite em cartões de crédito.

Clique nos links azuis acima para iniciar o seu cadastro e consultar seus dados com segurança e privacidade.

O que você procura?

Quais os riscos de emprestar o nome?

Todos nós conhecemos alguém que enfrentou dificuldades financeiras: um tio desempregado, um irmão precisando de uma moto para trabalhar, uma tia que teve o celular roubado, ou um amigo querendo um empréstimo para iniciar um negócio. Essas situações são comuns no nosso dia a dia.

Quando isso acontece, é comum que esse parente ou amigo peça o seu nome emprestado para contratar um empréstimo, fazer uma compra no crediário ou até mesmo um financiamento.

Essa prática pode parecer inofensiva, até porque, você estará emprestando seu nome para alguém que tem contato no dia a dia.

No entanto, quando uma pessoa pede seu nome emprestado, normalmente é porque o dela já está sujo, ou seja, ela já tem outras contas para se preocupar e pode acabar se enrolando mais ainda ao contrair uma nova dívida.

É natural querer ajudar, mas é preciso que você analise as consequências disso. A pessoa que pediu seu nome para contratar crédito pode estar muito bem-intencionada, mas mesmo assim pode se complicar e não conseguir pagar. Neste caso, é você que terá que assumir a dívida e pode até ter seu CPF negativado.

Por que é arriscado emprestar o nome?

O principal fator de risco é que quem fica responsável por arcar com os pagamentos caso a pessoa não pague a dívida é você.

Há 4 situações mais comuns quando se empresta o nome para outra pessoa contratar crédito:

  1. Ela paga a dívida conforme o combinado e fica tudo certo;
  2. A pessoa paga as parcelas, mas sempre com atrasos, o que faz o seu score diminuir;
  3. A pessoa paga a dívida até certo período – e acontece algum imprevisto financeiro na vida dela que impede que ela continue pagando as parcelas;
  4. A pessoa não tem a intenção de pagar a dívida nem se esforça para isso.

Quais as consequências de emprestar o nome?

  • Ficar com o nome sujo, caso a dívida não seja paga;
  • Ser responsabilizada pelas dívidas de terceiros;
  • Sofrer cobranças por processos judiciais dos credores.

Como decidir se empresto ou não meu nome para alguém?

Se você recebeu esse o pedido para emprestar seu nome e não sabe como reagir, é importante fazer uma reflexão, levando em consideração os seguintes faotores:

  • Quem é a pessoa? Dependendo da proximidade que você tem com a pessoa, o risco pode ser menor, como emprestar seu nome para seu parceiro ou mãe;
  • Qual o objetivo do empréstimo? Pergunte para a pessoa qual a finalidade do empréstimo do nome, e tenha certeza de que é para uma emergência e não para adquirir bens supérfluos;
  • De quanto é o empréstimo? Não vale a pena emprestar o seu nome para aquisição de bens de alto valor, como veículos, pois a dívida de um financiamento demora anos para acabar, aumentando os riscos da pessoa não arcar com os pagamentos;
  • Por que ela precisa do nome de outra pessoa para o empréstimo? Na maioria das vezes, pessoas pedem o nome emprestado porque não conseguem comprar ou contratar nada com seu CPF. Isso quer dizer que é muito provável que essa pessoa esteja negativada e não tem a saúde financeira em dia, o que aumenta os riscos de você sair no prejuízo;
  • Como ela pretende pagar o empréstimo? "Pago quando puder", "vou te pagando aos poucos" fuja desse papo! É importante saber como a pessoa pretende pagar a dívida para ter uma noção de como está a organização financeira;
  • Qual é o tempo total da dívida? Quando mais tempo a pessoa ficar "presa" à dívida, maiores serão as chances dela não arcar com os pagamentos. Por isso, se decidir emprestar seu nome, certifique-se de que a dívida será paga em 10 parcelas ou menos.

Consulte seu score gratuitamente

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar score grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Emprestei meu nome e não pagaram. O que fazer?

Negar o empréstimo do nome nem sempre é fácil, pois cada situação é única e urgências podem ocorrer. Se você emprestou seu nome e a pessoa não pagou, o primeiro passo é reconhecer que a responsabilidade é sua, já que seus dados estão no contrato de crédito.

Em seguida, entre em contato com a pessoa que tomou o empréstimo para entender a situação e tentar uma resolução. Geralmente, o banco ou instituição financeira notificará sobre o débito antes de negativar seu CPF, então é melhor negociar antes disso.

Se sujarem o seu nome, tente negociar o pagamento, assumindo a dívida ou convencendo o devedor a quitá-la. Lembre-se, a responsabilidade final é de quem emprestou o nome.

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Analista de Comunicação e Conteúdo

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), a Thaís escreve desde 2019 com foco na experiência e resolução das dúvidas de seus leitores.Desde 2021, atua como Analista de Comunicação e Conteúdo na Foregon, onde trabalha na produção e melhoria de conteúdos relacionados a CPF, score de crédito, golpes e fraudes, e vazamento de dados.Além da produção de artigos, também já trabalhou com projetos para Guest Posts, notícias, posts para redes sociais, e-books e roteiros para vídeos.