Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

CPF Suspenso: o que Significa e como Resolver?

Escrito por 

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Imagine a seguinte situação: você encontra o imóvel dos sonhos com aquele precinho camarada, consegue aprovação do financiamento, mas, quando vai assinar os papéis, o banco nega o seu pedido informando que o seu CPF está suspenso na Receita Federal. Chato, né?

Esse é só um dos diversos problemas que você pode ter se estiver com seu CPF suspenso, afinal, o CPF é o principal documento do brasileiro.

A seguir, te explicamos o que significa CPF suspenso e o que fazer quando seu documento se encontra nessa situação cadastral.

CPF irregular te prejudicando? Consulte seu CPF agora mesmo e descubra como regularizar sua situação e ter acesso a todos os seus direitos.

 

A situação cadastral do CPF mostra se seu documento está regular ou irregular na Receita Federal, ou seja, se há pendências financeiras em seu nome ou qualquer informação errada em seu cadastro, o que pode levar ao bloqueio de CPF e movimentações de dinheiro.Existem 6 tipos de situação cadastrais que você pode encontrar:

  • CPF Regular: Indica que seu CPF está em dia, sem pendências, com todas as declarações de IR entregues e cadastro completo.
  • CPF Pendente de Regularização: Significa que alguma declaração do Imposto de Renda não foi entregue nos últimos 5 anos. Resolva isso para evitar complicações.
  • CPF Suspenso: Indica falta de informações ou dados incorretos. Regularize rapidamente para manter acesso a serviços públicos essenciais, como Bolsa Família e aposentadoria pelo INSS.
  • CPF Cancelado: Pode acontecer em casos de perda, roubo, fraude ou por decisão judicial/administrativa. Será necessário emitir uma nova via ou regularizar a situação.
  • CPF Nulo: Indica possível fraude. Regularize o mais rápido possível para evitar problemas futuros.
  • CPF de Pessoa Falecida: O CPF deve ser cancelado após o falecimento do titular. Em alguns estados, esse cancelamento é automático após o registro de óbito.

Na Foregon, você pode verificar a situação cadastral do seu CPF na Receita Federal e ainda recebe alertas em tempo real sobre qualquer mudança no status ou movimentação suspeita. Isso permite que você tome as medidas necessárias a tempo, evitando prejuízos maiores e garantindo mais segurança e controle sobre seus dados.

O que significa CPF suspenso?

A Receita Federal é responsável por emitir e fazer o controle de todos os Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) no Brasil. O órgão informa se o CPF está ativo – quando não há problemas na inscrição – ou se têm pendências que necessitam de regularização.

A Receita Federal classifica os CPFs em seis situações cadastrais diferentes, são elas:

  • Regular: o cadastro do contribuinte está sem nenhuma pendência;
  • Pendente de regularização: essa mensagem aparece quando você não entregou alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) dos últimos cinco anos;
  • Suspenso: seu cadastro está incorreto ou incompleto;
  • Cancelada: seu CPF foi cancelado por uma decisão administrativa ou judicial;
  • Titular falecido: essa mensagem só aparece quando o titular falece;
    Nulo: mensagem que geralmente indica fraude na inscrição. Dessa forma, o CPF é anulado.

cpf na receita FEDERAL

Quais os motivos do CPF suspenso?

Quando a situação cadastral do CPF se encontra suspensa, isso significa que o cadastro do títular junto à Receita Federal está incorreto ou imcompleto.

Uma informação pode estar faltando ou pode até mesmo ter alguma incosistência relacionada aos seus dados de outros documentos, como o título de eleitor. Isso acontece porque a Receita Federal cruza dados com a Justiça Eleitoral.

Se você não compareceu a uma votação e não justificou a sua ausência, isso também pode fazer com que seu CPF fique suspenso.

Como descobrir se meu CPF está suspenso na Receita Federal?

Aqui na Foregon, você descobre se o seu CPF está suspenso na Receita Federal em poucos passos. Basta clicar no botão abaixo, fazer um breve cadastro e escolher o melhor plano para você.

Descubra se o seu CPF está suspenso na Receita Federal

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF na Receita Federal
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Além de conferir a situação do seu CPF na Receita Federal, com o Foregon Premium você terá acesso a diveros serviços para ficar por dentro de tudo o que acontece com seu CPF e score:

  1. Alerta de vazamento de dados: se seus dados forem vazados na dark web, você receberá um alerta em tempo real e poderá tomar as medidas necessárias para se proteger de golpes e fraudes;
  2. Alerta de cheques: se tiver algum cheque sem fundo em seu nome, a gente te avisa;
  3. Alerta ação judicial: caso uma pessoa ou empresa abra uma ação judicial contra você, o Foregon Premium vai emitir um alerta e você poderá consultar os detalhes da ação;
  4. Alerta de alterações de score: seu score é a sua reputação perante o mercado financeiro e te ajuda a conseguir crédito. Nós te informamos sempre que sua pontuação cair ou subir;
  5. Dicas personalizadas: descubra o que está fazendo seu score cair e receba dicas personalizadas de como aumentar a pontuação;
  6. Monitoramento de pendências: descubra se existem dívidas em seu nome e receba alertas sempre que uma dívida for incluída ou excluída do seu CPF;
  7. Suporte especializado: uma equipe de especialistas estará sempre à disposição para te orientar e te ajudar em caso de qualquer problema.

Consequências de ter o CPF suspenso

Ter o CPF suspenso pode causar sérios transtornos no dia a dia, impedindo ações cotidianas, como fazer cadastro em lojas ou receber benefícios governamentais. Bancos podem encerrar contas bancárias em até 90 dias após a suspensão do CPF.

A suspensão pode impedir:

  • Abertura ou movimentação de contas bancárias;
  • Realização de empréstimos ou financiamentos;
  • Emissão de passaporte;
  • Participação em concursos públicos;
  • Recebimento de aposentadoria ou benefícios como o Bolsa Família;
  • Compra ou venda de bens;
  • Recebimento de prêmios de loteria.

Descubra se o seu CPF está suspenso na Receita Federal

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF na Receita Federal
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Meu CPF está suspenso, o que fazer?

Se você consultou seu CPF e descobriu que ele está suspenso, saiba que é possível solicitar a regularização do seu cadastro pela internet.

  1. Acesse o site da Receita Federal para o Pedido de Regularização de CPF;
  2. Preencha a solicitação com seus dados completos e envie a solicitação.

Em seguida, serão solicitados alguns documentos, como:

  • Documento de identidade oficial com foto;
  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
  • Documentos adicionais poderão ser solicitados;
  • Foto sua com o documento de identificação próximo ao rosto

O envio dos documentos pode ser feito por e-mail.

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Analista de Comunicação e Conteúdo

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), a Thaís escreve desde 2019 com foco na experiência e resolução das dúvidas de seus leitores.Desde 2021, atua como Analista de Comunicação e Conteúdo na Foregon, onde trabalha na produção e melhoria de conteúdos relacionados a CPF, score de crédito, golpes e fraudes, e vazamento de dados.Além da produção de artigos, também já trabalhou com projetos para Guest Posts, notícias, posts para redes sociais, e-books e roteiros para vídeos.