CPF Suspenso: o que Significa e como Resolver?
Escrito por Thais Souza
Atualizado emImagine a seguinte situação: você encontra o imóvel dos sonhos com aquele precinho camarada, consegue aprovação do financiamento, mas, quando vai assinar os papéis, o banco nega o seu pedido informando que o seu CPF está suspenso na Receita Federal. Chato, né?
Esse é só um dos diversos problemas que você pode ter se estiver com seu CPF suspenso, afinal, o CPF é o principal documento do brasileiro.
A seguir, te explicamos o que significa CPF suspenso e o que fazer quando seu documento se encontra nessa situação cadastral.
CPF irregular te prejudicando? Consulte seu CPF agora mesmo e descubra como regularizar sua situação e ter acesso a todos os seus direitos.
O que significa CPF suspenso?
A Receita Federal é responsável por emitir e fazer o controle de todos os Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) no Brasil. O órgão informa se o CPF está ativo – quando não há problemas na inscrição – ou se têm pendências que necessitam de regularização.
A Receita Federal classifica os CPFs em seis situações cadastrais diferentes, são elas:
- Regular: o cadastro do contribuinte está sem nenhuma pendência;
- Pendente de regularização: essa mensagem aparece quando você não entregou alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) dos últimos cinco anos;
- Suspenso: seu cadastro está incorreto ou incompleto;
- Cancelada: seu CPF foi cancelado por uma decisão administrativa ou judicial;
- Titular falecido: essa mensagem só aparece quando o titular falece;
Nulo: mensagem que geralmente indica fraude na inscrição. Dessa forma, o CPF é anulado.
Quais os motivos do CPF suspenso?
Quando a situação cadastral do CPF se encontra suspensa, isso significa que o cadastro do títular junto à Receita Federal está incorreto ou imcompleto.
Uma informação pode estar faltando ou pode até mesmo ter alguma incosistência relacionada aos seus dados de outros documentos, como o título de eleitor. Isso acontece porque a Receita Federal cruza dados com a Justiça Eleitoral.
Se você não compareceu a uma votação e não justificou a sua ausência, isso também pode fazer com que seu CPF fique suspenso.
Como descobrir se meu CPF está suspenso na Receita Federal?
Aqui na Foregon, você descobre se o seu CPF está suspenso na Receita Federal em poucos passos. Basta clicar no botão abaixo, fazer um breve cadastro e escolher o melhor plano para você.
Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.
Além de conferir a situação do seu CPF na Receita Federal, com o Foregon Premium você terá acesso a diveros serviços para ficar por dentro de tudo o que acontece com seu CPF e score:
- Alerta de vazamento de dados: se seus dados forem vazados na dark web, você receberá um alerta em tempo real e poderá tomar as medidas necessárias para se proteger de golpes e fraudes;
- Alerta de cheques: se tiver algum cheque sem fundo em seu nome, a gente te avisa;
- Alerta ação judicial: caso uma pessoa ou empresa abra uma ação judicial contra você, o Foregon Premium vai emitir um alerta e você poderá consultar os detalhes da ação;
- Alerta de alterações de score: seu score é a sua reputação perante o mercado financeiro e te ajuda a conseguir crédito. Nós te informamos sempre que sua pontuação cair ou subir;
- Dicas personalizadas: descubra o que está fazendo seu score cair e receba dicas personalizadas de como aumentar a pontuação;
- Monitoramento de pendências: descubra se existem dívidas em seu nome e receba alertas sempre que uma dívida for incluída ou excluída do seu CPF;
- Suporte especializado: uma equipe de especialistas estará sempre à disposição para te orientar e te ajudar em caso de qualquer problema.
Consequências de ter o CPF suspenso
Ter o CPF suspenso pode causar sérios transtornos no dia a dia, impedindo ações cotidianas, como fazer cadastro em lojas ou receber benefícios governamentais. Bancos podem encerrar contas bancárias em até 90 dias após a suspensão do CPF.
A suspensão pode impedir:
- Abertura ou movimentação de contas bancárias;
- Realização de empréstimos ou financiamentos;
- Emissão de passaporte;
- Participação em concursos públicos;
- Recebimento de aposentadoria ou benefícios como o Bolsa Família;
- Compra ou venda de bens;
- Recebimento de prêmios de loteria.
Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.
Meu CPF está suspenso, o que fazer?
Se você consultou seu CPF e descobriu que ele está suspenso, saiba que é possível solicitar a regularização do seu cadastro pela internet.
- Acesse o site da Receita Federal para o Pedido de Regularização de CPF;
- Preencha a solicitação com seus dados completos e envie a solicitação.
Em seguida, serão solicitados alguns documentos, como:
- Documento de identidade oficial com foto;
- Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
- Documentos adicionais poderão ser solicitados;
- Foto sua com o documento de identificação próximo ao rosto
O envio dos documentos pode ser feito por e-mail.