Consultar RG é Coisa do Passado: CPF é Novo Documento Único
5 minutos de leituraEscrito por Thais Souza
Atualizado emSe você está à procura do número do seu RG para qualquer tipo de identificação, pode respirar aliviado, pois trouxemos um guia simples que vai te ajudar a encontrar esse número sem complicações.
Mas, antes de tudo, fique sabendo que, a partir de 2024, uma nova lei entrou em vigor tornando o CPF o único documento necessário para a sua identificação.
Independente da sua necessidade, estamos aqui para te guiar.
A seguir, vamos detalhar como localizar o número do seu RG e também vamos conversar um pouco sobre essa mudança tão significativa que é a unificação da identificação pelo CPF.
Consultar seu CPF nunca foi tão fácil. Faça tudo online, de forma rápida e segura.
CPF vai substituir RG! Regularize a situação do seu documento
Com a nova lei do CPF, o documento foi unificado e o número do CPF passa a ser a identificação do cidadão brasileiro, sendo assim um novo RG.
O número do CPF estará presente na Carteira de Identidade Nacional, o novo documento de identificação que irá conter dados de todos os outros documentos do brasileiro, como:
- RG;
- Título de eleitor;
- Carteira de Trabalho;
- CNH, dentre outros.
Como o CPF se tornou o principal número de identificação do brasileiro, a Receita Federal está fechando o cerco para que todos regularizem o documento.
Com isso, bancos estão autorizados a fechar contas bancárias de quem está com o CPF irregular e você pode até deixar de receber benefícios importantes, como o BPCC/ Loas e Bolsa Família.
PS.: Se você deseja identificar todas as contas bancárias no seu CPF, leia nosso conteúdo recomendado a seguir:
Aqui na Foregon, com um rápido cadastro você consulta a situação do seu CPF na Receita Federal e descobre se ele está:
- Regular: nenhuma pendência no CPF;
- Pendente de regularização: problemas com a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física nos últimos 5 anos;
- Suspenso: cadastro incorreto ou incompleto;
- Cancelado: CPF foi cancelado por multiplicidade de cadastro, por conta de decisão administrativa ou judicial e, em alguns raros casos, por perda ou roubo;
- Nulo: quando identificada alguma fraude no cadastro;
- CPF de pessoa falecida: Receita Federal toma nota do falecimento do titular.
Consulte a situação do seu CPF na Receita Federal e evite problemas!
Como consultar o número do RG pelo CPF?
O RG é um documento que traz informações centrais sobre você, como nome completo, data de nascimento, e filiação. Embora não seja mais um documento obrigatório para identificação, ele já foi essencial para diversas situações do dia a dia, como abrir conta em banco, fazer simulações de empréstimos e financiamentos, e até para se cadastrar em sites.
Você pode consultar o número do RG pelo seu CPF, mas caso não tenha esse documento em mãos, acesse o portal Meu INSS. O processo pode ser feito pelo site ou aplicativo para celular.
Consultar número do RG online pelo site
- Entre no portal Meu INSS e clique em "Entrar com gov.br";
2. Faça login com seu CPF e senha caso já possua cadastro. Se ainda não possui, clique em "Criar sua conta", faça o cadastro inserindo seus dados e volte para a tela inicial para fazer o login com seu CPF e senha;
3. Na aba "Serviços", clique em "Meu cadastro";
4. O número do seu RG estará disponível no campo "Identidade". Então, você terá acesso a informações como: número de identidade, UF, data de emissão do RG e órgão emissor.
Consultar RG pelo App Meu INSS
Se preferir, também é possível consultar o seu RG pelo aplicativo Meu INSS. O processo é o mesmo do passo a passo acima. Confira:
- Baixe o App Meu INSS no seu celular (Android ou iOS);
- Faça login com seu CPF e senha ou faça seu cadastro caso não possua conta;
- Entre no menu, localizado no canto superior esquerdo;
- Selecione a opção "Meu cadastro";
- Pronto, na parte de "Documentação" você encontra as informações do seu RG.
Agora que você já sabe como consultar seu RG, consulte também o seu CPF na Foregon. Com a consulta completa de CPF, você fica por dentro de dívidas no seu nome, a situação do seu documento na Receita Federal, seu score e muito mais!
Como consultar o RG por outros documentos?
Caso você não tenha sua Carteira de Identidade em mãos, sabia que é possível consultar o número do RG utilizando outros documentos. Isso porque o número em questão pode constar em outros documentos.
A seguir, confira onde você pode encontrar a numeração:
- Extratos de serviços de internet, telefonia, compras, empréstimo, cartão e outros;
- Certificados de conclusão de cursos, ensino médio, faculdade e outros;
- CNH — Carteira Nacional de Habilitação;
- Identificação de plano de saúde;
- Boletins de ocorrência.
Nova lei torna o CPF único documento necessário para identificação
A Lei 14.534/23 é um marco que transforma a forma de identificação dos brasileiros, estabelecendo o CPF como a única identificação necessária em documentos a partir de 2024.
Essa simplificação visa facilitar o acesso e a gestão dos serviços públicos, eliminando a necessidade de múltiplos números de identificação, como RG e PIS/Pasep, que usávamos antes.
Com a unificação pelo CPF, além de tornar os processos mais ágeis, a segurança dos seus dados será fortalecida, reduzindo as chances de fraude e erros de registro.
Esta mudança é um reflexo do nosso avanço em direção a uma sociedade mais digital e integrada, onde o controle e a proteção das nossas informações estão cada vez mais fortalecidos. Com apenas um número, o CPF, a gestão da nossa identidade se torna menos burocratizada, refletindo a transparência e inovação que merecemos.
Para que servia o RG?
O RG era uma Carteira de Identidade que comprovava a identificação do titular de modo oficial. No documento você podia encontrar os seguintes dados:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Filiação;
- Naturalidade;
- Origem do documento;
- Data de emissão;
- Órgão emissor;
- Assinatura do titular;
- Digital do polegar direito;
- Foto 3×4;
- Número do RG — Registro Geral entre outros.
Essas informações eram registradas em banco de dados oficiais e podiam ser consultadas por órgãos e instituições. Ainda assim, mesmo com a segurança desses órgãos, é igualmente importante estar atento à proteção dos seus dados.
O uso indevido do CPF, novo documento central de identificação, pode resultar em uma série de problemas, desde a abertura ilegal de contas até a realização de compras fraudulentas em seu nome.
PS.: Quer saber se estão usando seu CPF de forma indevida? Leia o conteúdo recomendado a seguir: