Saiba como Consultar o PIS pelo CPF
Escrito por Thais Souza
Atualizado emSaber o número do PIS é essencial para receber seus benefícios trabalhistas, como FGTS, Seguro Desemprego ou abono salarial. A seguir, você confere o passo a passo de como consultar o PIS pelo CPF em poucos minutos.
Consultar seu CPF nunca foi tão fácil. Faça tudo online, de forma rápida e segura.
Como consultar o número do PIS pelo CPF?
O PIS é um número de identificação do trabalhador, importante para todos aqueles com contrato vigente pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e até mesmo funcionários públicos.
Uma das principais formas de consultar o número do PIS pelo CPF é por meio do site ou App Meu INSS. Além de consultar o PIS, você também consulta o tempo de contribuição por meio do acesso ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
- Acesse o portal Meu INSS e clique em "Entrar com GOV.BR"
- Insira o seu CPF;
- Digite a senha do cadastro;
- Pronto, aparecerão os dados do usuário, com nome, CPF e o NIT/PIS.
Se você não tiver conta Gov.br, a conta utilizada para consultar todos os serviços do governo, assim que digitar seu CPF, a página te levará para o cadastro.
Então, preencha o seu cadastro a após acessar a sua conta, consulte o número do PIS.
Outra maneira de saber o número do PIS/PASEP é consultar a Carteira de Trabalho, tanto na versão impressa como na versão digital. O número do PIS fica junto aos dados de identificação do trabalhador.
Como a situação do CPF pode interferir no abono
Para receber benefícios trabalhistas ou do governo, como o Bolsa Família, é preciso que o seu CPF esteja regular na Receita Federal.
Entretanto, muitas pessoas estão com informações imcompletas ou com problemas de prestação de contas na Receita Federal, o que deixa o CPF irregular e pode fazer com que seus benefícios do governo sejam bloqueados.
- CPF pendente de regularização ou bloqueado: indica que o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) obrigatória nos últimos cinco anos;
- CPF suspenso: nesta situação, o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto. Isso também ocorre quando o titular do CPF não justifica ausência nas eleições ou tem pendências com a Justiça Eleitoral;
- CPF cancelado: pode acontecer em caso de CPF clonado, decisão judicial ou falecimento;
- CPF nulo: significa que foi constatada fraude na inscrição e o CPF foi anulado.
Aqui na Foregon, você consulta a situação cadastral do seu CPF na Receita Federal e descobre se ele está pendente de regularização.
Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.