Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como excluir o nome do CCF e Regularizar meu CPF?

Escrito por 

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Se você já teve um cheque devolvido por falta de fundos e não regularizou a situação, provavelmente seu nome está no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos do banco central. Esse registro pode trazer sérias consequências para você ou sua empresa, por isso, é fundamental entender como excluir o nome do CCF.

expandable-content title="Como consultar meu CPF e score de crédito de graça?"][item]

Você pode consultar o seu CPF com a gente e ter acesso às seguintes informações:

  • Consultas no seu CPF;
  • Situação na Receita Federal;
  • Pendências no seu nome;

Fazendo sua consulta na Foregon, você também verifica o seu score de crédito, uma pontuação usada pelos bancos e instituições financeiras na análise de crédito para aprovação de empréstimos, financiamentos e aumento do limite em cartões de crédito.

Clique nos links azuis acima para iniciar o seu cadastro e consultar seus dados com segurança e privacidade.

[/item][/expandable-content]

O que você procura?

O que é CCF?

O Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) é um banco de dados controlado pelo Banco Central. Neste sistema, estão os nomes das pessoas que emitem cheques sem fundo.

Mas o que é um cheque sem fundo? Nada mais é que um cheque emitido com um valor, mas quando o banco vai compensá-lo, não existem fundos suficientes na conta do emitente, ou seja, o destinatário fica sem receber o pagamento.

Se você emitir um cheque sem fundo, seu banco irá avisá-lo e você precisa regularizar a situação. Caso isso não aconteça, é gerada uma dívida e, portanto, o banco pode registrar seu nome no CCF.

O CCF funciona como um cadastro de negativados, mas invés de ser controlado pelos birôs de crédito, como Serasa, Quod e SPC, ele é controlado pelo Banco Central.

Como excluir o nome do CCF?

Para solicitar a exclusão do seu nome do CCF, primeiro é preciso que você faça o pagamento do cheque ou deposite o valor na conta para que ele seja compensado pelo banco.

Após o pagamento, você deverá comprovar para o seu banco que você quitou o valor. A comprovação muda de acordo com o banco, mas, normalmente é preciso apresentar somente um dos itens:

  1. Extrato da conta em que conste o pagamento efetuado;
  2. Cópia ou folha original do cheque que gerou a inclusão do seu nome no CCF;
  3. Entregar declaração do beneficiário autenticada, dizendo que você quitou o débito, com uma cópia do cheque e com as certidões negativas dos cartórios de protesto relativas ao cheque, em nome de quem emitiu o cheque.

Após a retirada do seu nome do CCF, o banco irá te entregar um recibo. Guarde-o para comprovar a regularidade da situação caso ocorra algum problema.

Como excluir o nome do CCF em caso de registro indevido?

Se o banco incluiu seu nome indevidamente no CCF, é preciso entrar em contato diretamente com a instituição e solicitar a exclusão.

O banco poderá solicitar algum comprovante de que o pagamento foi realizado, como o extrato da sua conta. Se você não conseguir a exclusão de forma amigável, pode entrar com uma ação judicial ou ainda registrar reclamação no BC, no consumidor.gov e no Procon.

Quanto tempo demora para o nome sair do CCF?

Após comprovar o pagamento do cheque, o banco terá um prazo de 5 dias úteis para confirmar as informações e retirar o seu nome do CCF.

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Analista de Comunicação e Conteúdo

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), a Thaís escreve desde 2019 com foco na experiência e resolução das dúvidas de seus leitores.Desde 2021, atua como Analista de Comunicação e Conteúdo na Foregon, onde trabalha na produção e melhoria de conteúdos relacionados a CPF, score de crédito, golpes e fraudes, e vazamento de dados.Além da produção de artigos, também já trabalhou com projetos para Guest Posts, notícias, posts para redes sociais, e-books e roteiros para vídeos.