Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Abrir um B.O Online em Caso de Golpes e Fraudes?

Escrito por 

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

De acordo com dados da Exame, o Brasil tem registrado um aumento significativo nos casos de fraudes e golpes nos últimos anos. Em 2023, o país teve um crescimento de 32% no número de tentativas de fraude, o que representa  1,8 milhões de casos. Golpe do Pix, da falsa central de atendimento, golpe do WhatsApp, Golpe do SMS dos Correreios… É tanta variedade nos tipos de ataque que todos estão sucetíveis a se tornarem vítimas.

Se você caiu em um golpe ou fraude, é importante entender como registrar B.O para denunciar o crime e buscar uma solução. Neste conteúdo, você confere o passo a passo para abrir um B.O online de forma rápida e prática.

O que você procura?

Como abrir um B.O online?

Graças à tecnologia, hoje é possível abrir um B.O online no conforto da sua casa. O acompanhamento do status da ocorrência também pode ser feito pela internet. Veja como abrir seu B.O online caso tenha sofrido um golpe ou uma fraude:

Estado de São Paulo

  1. Reúna todas as provas que você tem do ocorrido, prints de tela, áudios, e-mails, SMS, mensagens, links, dentre outros;
  2. Entre na Delegacia Eletrônica de SP;
  3. Clique em "Fraude e estelionato":
  4. Preencha todos os dados sobre o ocorrido;
  5. Anexe todas as provas do ocorrido e envie o formulário.

Estados do AC, AL, AM, AP, BA, PI, RN, RO, RR, SE, TO

Quem reside nos Estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins pode registrar um Boletim de Ocorrência por meio da Delegacia Virtual Sinesp.

  1. Reúna todas as provas que você tem do ocorrido, prints de tela, áudios, e-mails, SMS, mensagens, links, dentre outros;
  2. Entre no site da Sinesp;
  3. Selecione o Estado onde o fato ocorreu;
  4. Leia as orientações e clique em "Estou ciente e desejo prosseguir";
  5. Clique na opção "Estelionato";
  6. Clique no botão "Acesso gov.br";
  7. Digite seu CPF e clique em "Continuar";
  8. Insira a sua senha e clique em "Entrar";
  9. Após logar na sua conta, preencha todos os dados sobre o ocorrido;
  10. Anexe todas as provas do ocorrido e envie o formulário.

Outros Estados

Agora, se você mora em outros Estados do país, para abrir um B.O é só você pesquisar "Polícia Civil" + nome do Estado que você mora.

Então, entre na aba de Boletim de Ocorrência e abra o seu B.O como fraude ou estelionato.

O que é um Boletim de Ocorrência (B.O)?

Um Boletim de Ocorrência (B.O.) é um documento oficial registrado em delegacias, que serve para relatar um crime ou incidente ocorrido. Ele é utilizado para formalizar queixas, como: golpes, fraudes, furtos, roubos, acidentes, entre outros.

O B.O. contém detalhes do fato, como local, data, hora e uma descrição do ocorrido, além das informações de quem está denunciando e, se possível, do acusado. O registro do B.O. é o primeiro passo para que as autoridades policiais possam investigar e tomar as medidas necessárias.

Como me proteger de golpes pela internet?

Verifique a autenticidade dos sites: antes de inserir qualquer informação pessoal ou financeira, verifique se o site é legítimo. Observe se o endereço começa com "https://" e se há um ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.

Evite clicar em links suspeitos: se receber um e-mail, mensagem de texto ou qualquer outro tipo de comunicação que contenha um link, não clique sem antes verificar a autenticidade, pode ser um golpe de phishing. Você pode fazer isso passando o mouse sobre o link para ver o destino real, ou utilizando ferramentas online para checar se o link é seguro.

Utilize autenticação de dois fatores (2FA): ative a autenticação de dois fatores nas suas contas. Esse recurso adiciona uma camada extra de segurança, exigindo não apenas uma senha, mas também um código enviado para o seu celular, por exemplo.

Mantenha-se informado sobre os golpes mais comuns: esteja ciente dos tipos mais comuns de fraudes, como phishing, engenharia social e malwares. Conhecer as táticas dos fraudadores pode ajudá-lo a reconhecer sinais de um golpe.

Use senhas fortes e únicas: crie senhas fortes, compostas por letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Evite usar a mesma senha em vários sites e serviços. Considere usar um gerenciador de senhas para ajudar a manter tudo organizado e seguro.

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Analista de Comunicação e Conteúdo

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), a Thaís escreve desde 2019 com foco na experiência e resolução das dúvidas de seus leitores.Desde 2021, atua como Analista de Comunicação e Conteúdo na Foregon, onde trabalha na produção e melhoria de conteúdos relacionados a CPF, score de crédito, golpes e fraudes, e vazamento de dados.Além da produção de artigos, também já trabalhou com projetos para Guest Posts, notícias, posts para redes sociais, e-books e roteiros para vídeos.